About me

About

2013-10-05

Reuniões como promoção de visibilidade.

«Additionally, meetings give visibility, an essential factor to anyone who hopes to rise in big-company hierarchy. You don’t get noticed by listening thoughtfully, so anyone who’s there for visibility is likely to be a talker. The worst meetings feel like congregations of windbags with nobody listening and everybody speaking or waiting to speak. Because there are so many who need to speak, meeting duration increases seemingly without bound.»

– “Meetings, Monologues, and Conversations” in Peopleware: Productive Projects and Teams (3ª edição), Tom DeMarco, Timothy Lister

Custa assim tanto perceber?!

Esta passagem deste magnífico livro fez-me lembrar um episódio real. Há cerca de 10 anos participei num grande projecto. Inicialmente tinha sido contratado um consultor da Microsoft, temporariamente, para arrancar com a solução técnica, mas como ninguém da equipa inicial percebia o que ele estava a fazer, integraram-me no projecto para acompanhar e dar continuidade ao seu trabalho. Rapidamente me tornei o “arquitecto” de facto do projecto e um dos seus grandes motores, sobretudo a nível de inovação.

Esse projecto – bem como o meu papel no mesmo – veio recentemente a tema com uma pessoa que também tinha estado envolvida no mesmo, embora como parte interessada, externa à equipa. Ambos desconhecíamos o envolvimento do outro. A reacção dele: “Estiveste no projecto? Não me lembro de ti nas reuniões!Q.E.D.

Sem comentários:

Enviar um comentário