O
Word não só matou a documentação técnica como tomou o mundo da documentação de assalto. Desde a composição de documentos de notas com 3 ou 4 linhas, a livros com centenas de páginas, o seu uso é universal. Como as pessoas se habituaram ao
Word,
exigem receber documentos de
Word. A situação chega a ser tão caricata como os seguintes
casos reais:
- Cerca do ano 2000 enviei o meu CV em PDF a uma conhecida empresa. Responderam-me a dizer que não o conseguiam abrir – na altura o acrobat reader não estava muito disseminado – e que eu enviasse logo a versão “Word”. Algo impossível tendo em conta que eu não tinha usado sequer o Word para o produzir.
- Há uns anos enviei um artigo a um colega meu para revisão. Ele respondeu, algo frustrado, que tinha tido muito trabalho a editar o meu artigo porque eu não estava a usar um formato standard, e recomendou-me que da próxima vez o fizesse, que enviasse um doc de Word. O formato que lhe tinha enviado era HTML.
- Num sítio onde trabalhei havia um processo manual para fazer backups. Eu estava lá contratado para fazer administração de sistemas, mas aproveitei algum tempo livre para desenhar e desenvolver um software que automatizava o sistema de backups. O cliente ficou satisfeito com esse sistema novo mas alertou que não havia documentação. Compilei num README.txt toda a informação técnica sobre esse sistema. Como estava construído, como se instalava no master e nos slaves, como se corria… no dia seguinte mostrei o ficheiro de texto ao cliente. Instantaneamente vira-se para mim e diz: “Isto não é nada” (mesmo assim). Perguntei porquê, o que esperava ter encontrado que não estivesse no documento. Olhou-me de forma estranha, hesitou um pouco e disse que aquilo não era um documento. Apenas. Na realidade ele esperava a mesma informação só que num ficheiro Word. Um ficheiro de texto, apesar de conter o mesmo conteúdo, não era considerado “um documento”.
- Por fim, ainda me recordo de algumas coisas me terem caído ao chão – e não vou detalhar se em sentido alegórico ou não – quando vi este requisito por parte de uma empresa pública: “O adjudicatário entregará à entidade adjudicante (…) a seguinte documentação em suporte digital (.pdf e .doc/.ppt/.rtf) e em papel: (…)”.
Sem comentários:
Enviar um comentário