Contexto: 7 factores que nos frustram a produtividade.
De há uns anos para cá surgiram as aplicações web e com elas veio o suposto eldorado dos nossos problemas processuais. Na verdade, se não houver reengenharia de processos, uma aplicação web apenas moderniza a burocracia, não a resolve. Exemplificando com a burocracia estatal, substitui impressos por formulários web e balcões por acessos à internet… facilita, mas não resolve o problema base.
Outro problema consiste nas limitações de integração da solução. Se uma aplicação apenas dispõe de um só interface, web, toda a sua interacção tem que passar por aí. Isso obriga o utilizador a abrir o browser, navegar pela usabilidade da aplicação e realizar operações através das interacções web disponíveis. Para pequenas acções pode ser suficiente, para uso frequente talvez não. Num mundo ideal as aplicações web deveriam ser clientes de uma solução SOA. Nesse cenário qualquer pessoa poderia escolher a melhor interacção, mais automatizada e que lhe desse menos trabalho. Infelizmente raramente isso acontece.
Finalmente outro fenómeno usual é a redundância de informação pedida. A falta de single-sign-on é um dos problemas mais frequentes mas também um dos que mais vai sendo endereçado. Coisas como pedir várias vezes os mesmos dados, especialmente dentro de uma organização, como usernames, nomes, centros de custo, managers, departamentos, etc são também frequentes.
Em suma:
- simplificar processos primeiro;
- criar serviços;
- desenvolver as aplicações baseadas nos serviços;
- evitar redundância.
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